quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Limpando Pincéis

Todo mundo tem um dia na semana que faz faxina em casa, certo?? Eu tenho um dia de faxina para os meus pincéis de maquiagem também! E hoje foi o dia!!!



Eu procuro lavar os meus pinceis de uso diário (pincéis de base, corretivo, pó) semanalmente, e os de olho (chanfrado, esponja, de esfumar, etc) quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da frequência de uso.
As cerdas dos pincéis acumulam muitas bactérias e fungos, e com o tempo e acúmulo de maquiagem, acabam endurecendo e ficando horríveis de usar. As vezes, a sua acne nem é de oleosidade, mas sim infecção por um pincel sujinho que a senhorita não limpou por preguiça - ou por não saber como lavar.
Sendo assim, vamos a nossa aulinha de como lavar pincéis!

1º passo : Separe os pincéis de cerdas sintéticas dos pincéis de cerdas naturais

2º passo: Para os pincéis de cerdas sintéticas molhe as cerdas com cuidado para não molhar o cabo, faça isso com o pincel na diagonal com as cerdas voltadas para baixo.

 

Pingue um pouco de sabonete líquido antibacteriano na palma da mão e esfregue as cerdas nas mãos em movimentos de vai e vem, ou movimentos circulares. Manter o pincel inclinado na hora de esfregar e não usar muita força vão fazer seu pincel durar mais. Deixe formar bastante espuma, enxague e repita o processo até a espuma deixar de ficar colorida.



Para os pincéis de cerdas naturais, faça o mesmo procedimento, apenas adicionando uma gota de condicionador. As cerdas naturais "encrespam' a cada lavada com o sabão, o condicionador ajuda a manter a estrutura da cerda.

3º passo: Molde com os dedos, e com as cerdas ainda úmidas o formato deles, e deixe secar sobre uma toalha limpa. Leva em torno de 4-5 horas para secar totalmente.





*Não use secador nem deixe secar ao sol. O sol danifica as cerdas e o secador pode dar a ilusão de seco, e você acabar guardando os pincéis ainda úmidos, ajudando a proliferar as bactérias e fungos, o que não é nosso objetivo.

** Também não deixe os pincéis secarem de pé, isso altera o formato das cerdas dos pincéis mais gordinhos devido à força gravitacional e faz com que escorra água para dentro do cabo de madeira. A madeira úmida apodrece aos poucos, proliferando fungos e fazendo com que as cerdas caiam.

4º passo: se maquie e fique DIVA.

E é isso por hoje minhas lindas! Limpe bem os pincéis de vocês, e fiquem maravilhosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário