domingo, 24 de agosto de 2014

Quando a Queratina vira vilã

E ai galerinha, como vocês estão??? Ai, eu tô LOUCA com os lances da pós! (momento de desabafo!) Mas vamos ao que interessa!

 Hoje vamos falar sobre algo que todas nós estamos familiarizadas com o nome, mas nem sempre entendemos tudo e pode ao invés de ser nossa aliada, ser nossa maior inimiga: a queratina.

 Acredito que assim como eu, vocês devem ter um moooonte de produtinhos com queratina, e até façam - de vez em nunca - uma queratinização caseira e fiquem deslumbradas com os resultados do uso da queratina em nossos fios.

Acontece que, como sua vó já dizia, "tudo em excesso faz mal", sua vó tinha toda razão. Só que como boas mulheres fortes e independentes (pra não falar burras e teimosas) que somos, insistimos em fazer as nossas burradas e a aprender com nossos erros, e não com os conselhos dos mais velhos.

Vou contar uma história:

Quem me conhece sabe que eu tinjo meu cabelo desde os 11 anos de idade, e que jogo química nele (permanente, relaxamento, progressiva, definitiva, o raio que o parta) desde os seis. Então imaginem o quão PALHA não deve ficar meu cabelo com tanta coisa que ele sofre... Isso sem contar o fato que moro na praia e os fios já sofrem com sol, maresia, etc...

Eu comecei a lavar os cabelos com um shampoo e condicionador a base de queratina porque todo mundo sabe que o cabelo é feito de queratina e cabelo danificado sofre muita perda de queratina e todo aquele blablabla de sempre.

Lavei a primeira vez e ficou divino! Pensei: Mai num é que essa queratina funfa mesmo!
Fiz uma COLEÇÃO de produtos com queratina, máscaras, cremes, tudo! Tratava meu cabelo a cada 3 dias com toda a queratina eu encontrava pela frente...

As duas primeiras semanas meu cabelo ficou lindo... Depois da terceira... MENINA QUE DESESPERO! Meu cabelo ficou uma palha PIOR do que estava antes de tratar com a queratina!


*ressuscitei uma foto da época*  photo OgAAADZu4HxFXcJ7yVBlwQ0cS6Y7wAg2g2C.jpg

Ele quebrou, ficou todo palha, ressecado e foi culpa do excesso de queratina! Viciei TANTO na bichinha que não parei de usar e estraguei de vez meu cabelo.

A boa notícia é que o processo é reversível, e a desintoxicação de tanta queratina é relativamente fácil.

Segue a dica:

O cabelo com excesso de queratina fica quebradiço e ressecado, pois o excesso de queratina promove a perda de água dos fios. Logo, o que devemos fazer é REPOR essa água.

Podemos fazer a reposição da água com uma boa hidratação , a dica é seguir os passos do Cronograma capilar da fase de hidratação. principalmente com emolientes sem petrolatos, pois como já conversamos, o petrolato vai SELAR o fio, e ai que o excesso de queratina não vai sair NUNCA do seu hair!

E UMECTAÇÃO! Umectação semanal com óleo de coco, azeite de oliva, óleo de castanha, cupuaçu, o que preferir! Mas umectação com óleo é o que salva e repõe todo o brilho do cabelo com excesso de queratina!


E lembrem-se de ouvir sempre os conselhos da vovó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário